Escolha uma Página

A geriatria é a especialidade médica que tem como objetivo a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, e a reabilitação funcional.

O geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Este médico trata de doenças de múltiplas causas, como:

  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Parkinson
  • Hipertensão Arterial
  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Tontura
  • Incontinência Urinária
  • Tendência a Quedas
  • Cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Apesar de ser reconhecida como a medicina do idoso, a geriatria não é indicada apenas para velhinhos. Sugere-se procurar um geriatra desde jovem, visto que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida, e é possível fazer aconselhamento para saber quais medidas preventivas são importantes.

Confira 10 dicas para envelhecer com saúde:

  1. Pratique atividades físicas
  2. Mantenha uma alimentação saudável – fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos, enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino
  3. Beba água – ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia
  4. Exercite o cérebro – leia, assista a filmes, jogue baralho, palavras cruzadas, ou até mesmo aprenda uma nova língua. Estimular o raciocínio previne a perda de memória
  5. Tenha um sono bom – a privação do sono pode comprometer a concentração e a memória
  6. Abandone maus hábitos – evite o cigarro, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa
  7. Mantenha o ambiente da casa seguro – bem iluminado, tenha em conta a disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade pela casa; evite o uso de tapetes; adapte o banheiro com barras de apoio; coloque os números de telefone da família e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis; deixe os objetos mais utilizados em prateleiras mais baixas, nos armários e cozinha, para evitar que o idoso suba em cadeiras ou bancos.
  8. Cuidado com quedas – a perda do equilíbrio postural pode ser decorrentes de problemas primários do sistema osteoarticular e/ou neurológicos. Algumas estratégias ajudam a diminuir esse risco, por exemplo, fisioterapia para aumento de força muscular e melhora do equilíbrio, redução do número de medicamentos, correção de déficits visuais e uso de bengalas/andador.
  9. Atentar ao uso correto das medicações – conferir com a receita médica, caso o idoso tenha alguma dificuldade, adquirir uma caixa divisória para facilitar a organização dos remédios.
  10. Procure um médico geriatra regularmente – fazer exames de rotina para prevenir e tratar doenças crônicas, ajudando a compreender quais são as mudanças que o corpo sofre devido ao envelhecimento, garantindo um envelhecimento com saúde e uma melhor qualidade de vida.

Ir ao geriatra desde jovem colabora para uma vida mais longa e saudável!

Dra. Andréa da Conceição Spillere
CRM/SC 17408
Geriatra | RQE 14612
Clínica Geral | RQE 14523

Fonte: Revista Saúde Tubarão – Edição 7 – 09/2017

Compartilhar
×
Olá,
Como posso ajudar?
error: Conteúdo protegido!